Desde 2022
Global South Perspectives Network
Rede Perspectivas do Sul Global
Resultado da parceria internacional entre o HumanizaCom, a Foundation for Global Governance and Sustainability (FOGGS), sediada na Bélgica, e o Inclusive Society Institute, sediado na África do Sul, o projeto consiste na formação e condução da Global South Perspectives Network (GSPN), que conta com a particação de especialistas em assuntos internacionais, com ênfase em paz e segurança, direitos humanos, mudanças climáticas, desastres, desenvolvimento sustentável, conflitos religiosos, comunicação humanitária e de paz, resolução de conflito, reforma da ONU e multilateralismo. Os especialistas da GSPN estão, na sua maioria, sediados em países da América Latina e Caribe, África e Oriente Médio - três regiões-alvo do projeto.
Criada em 2022, a GSPN tem promovido projetos, eventos, presenciais e virtuais, e publicações. Em setembro de 2023, a GSPN lançou o Report Global South Perspectives Network on Global Governance Reform. O lançamento da publicação aconteceu durante o Workshop Inclusive Global Governance for a Peaceful and Resilient World, realizado no The Church Centre for the United Nations, em Nova York. Organizado pelas três instituições conveniadas, HumanizaCom, FOGGS e ISI, o evento contou com a abertura da vice-presidente da FOGGS, Yoriko Yasukawa e um painel presidido pela ex-ministra de Estado da África do Sul, Buyelwa Sonjica. Participaram ainda do evento representantes e autores da publicação, incluindo a professora Cilene Victor, líder do HumanizaCom, e o professor Roberto Chiachiri, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista e diretor da Cátedra Unesco-UMESP.
A publicação traz as impressões de especialistas das três regiões-alvo, convidados para participar de grupos focais; os achados da análise de conteúdo de documentos que ampararam a reforma da ONU; e as percepções de mais de 500 pessoas, de 55 países, que foram ouvidas por meio de uma pesquisa do tipo survey, traduzida para sete idiomas: inglês, português, espanhol, francês, árabe, turco e farsi.
Esta ação, incluindo a produção do documento e os eventos associados, contou com o financiamento da Global Challenges Foundation, no escopo do projeto Global Resilience Council, coordenado pela FOGGS.
Em 2024, esta parceria internacional possibilitou a participação da professora Cilene Victor na UN Civil Society Conference, realizada em Nairobi, Quênia, como parte dos eventos relacionados à reforma da ONU. No mesmo ano, sob a coordenação do Inclusive Society Institute (ISI), foi publicado o documento Reflections on the Zero Draft of the Pact for the Future e realizado o workshop Zero Draft on the Future of Global Governance.
Nos anos seguintes ao de sua formação, a Global South Perspectives Network tem submetido trabalhos individuais de seus integrantes e proposto paineis nos encontros anuais (2023, 2024 e 2025) do Academic Council on United Nations System (ACUNS). Na edição de 2025 do evento do ACUNS, pesquisadores e pesquisadoras da GSPN estarão à frente de dois paineis, entre eles um dedicado ao jornalismo na emergência climática “Development and Climate Justice in the Global South: Perspectives from Local Journalism", com pesquisadores do Brasil, Argentina, Uruguai, Irã e Gana.
Reunião dos fundadores da Rede

Lançamento do Documento Global South Perspectives on Global Governance Reform, em Nova York, setembro 2023















Crédito das imagens: Cilene Victor e Manan Shah, 2023.
Participação da líder do HumanizaCom na Conferência das Nações Unidas com a Sociedade Civil, em Nairobi, Quênia, em maio 2024




















Crédito das imagens: Cilene Victor, 2024.