top of page

Desde 2022

Global South Perspectives Network 

Rede Perspectivas do Sul Global

Resultado da parceria internacional entre o HumanizaCom, a Foundation for Global Governance and Sustainability (FOGGS), sediada na Bélgica, e o Inclusive Society Institute, sediado na África do Sul, o projeto consiste na formação e condução da Global South Perspectives Network (GSPN), que conta com a particação de especialistas em assuntos internacionais, com ênfase em paz e segurança, direitos humanos, mudanças climáticas, desastres, desenvolvimento sustentável, conflitos religiosos, comunicação humanitária e de paz, resolução de conflito, reforma da ONU e multilateralismo. Os especialistas da GSPN estão, na sua maioria, sediados em países da América Latina e Caribe, África e Oriente Médio - três regiões-alvo do projeto.

Criada em 2022, a GSPN tem promovido projetos, eventos, presenciais e virtuais, e publicações. Em setembro de 2023, a GSPN lançou o Report Global South Perspectives Network on Global Governance Reform. O lançamento da publicação aconteceu durante o Workshop Inclusive Global Governance for a Peaceful and Resilient World, realizado no The Church Centre for the United Nations, em Nova York. Organizado pelas três instituições conveniadas, HumanizaCom, FOGGS e ISI, o evento contou com a abertura da vice-presidente da FOGGS, Yoriko Yasukawa e um painel presidido pela ex-ministra de Estado da África do Sul, Buyelwa Sonjica. Participaram ainda do evento representantes e autores da publicação, incluindo a professora Cilene Victor, líder do HumanizaCom, e o professor Roberto Chiachiri, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista e diretor da Cátedra Unesco-UMESP.

A publicação traz as impressões de especialistas das três regiões-alvo, convidados para participar de grupos focais; os achados da análise de conteúdo de documentos que ampararam a reforma da ONU; e as percepções de mais de 500 pessoas, de 55 países, que foram ouvidas por meio de uma pesquisa do tipo survey, traduzida para sete idiomas: inglês, português, espanhol, francês, árabe, turco e farsi.

Esta ação, incluindo a produção do documento e os eventos associados, contou com o financiamento da Global Challenges Foundation, no escopo do projeto Global Resilience Council, coordenado pela FOGGS.

Em 2024, esta parceria internacional possibilitou a participação da professora Cilene Victor na UN Civil Society Conference, realizada em Nairobi, Quênia, como parte dos eventos relacionados à reforma da ONU. No mesmo ano, sob a coordenação do Inclusive Society Institute (ISI),  foi publicado o documento Reflections on the Zero Draft of the Pact for the Future e realizado o workshop Zero Draft on the Future of Global Governance.

Nos anos seguintes ao de sua formação, a Global South Perspectives Network tem submetido trabalhos individuais de seus integrantes e proposto paineis nos encontros anuais (2023, 2024 e 2025) do Academic Council on United Nations System (ACUNS). Na edição de 2025 do evento do ACUNS, pesquisadores e pesquisadoras da GSPN estarão à frente de dois paineis, entre eles um dedicado ao jornalismo na emergência climática “Development and Climate Justice in the Global South: Perspectives from Local Journalism", com pesquisadores do Brasil, Argentina, Uruguai, Irã e Gana.

Reunião dos fundadores da Rede

Lançamento do Documento Global South Perspectives on Global Governance Reform, em Nova York, setembro 2023

1_Lançamento Report em NY.jpg
15.jpg
7.jpg
10.jpg
5.jpg
6.jpg
11.jpg
8.jpg
14.jpg
4.jpg
12.jpg
13.jpg
9.jpg
3.jpg
2.jpg

Crédito das imagens: Cilene Victor e Manan Shah, 2023.

Participação da líder do HumanizaCom na Conferência das Nações Unidas com a Sociedade Civil, em Nairobi, Quênia, em maio 2024

1.jpg
4.jpg
2.jpg
5.jpg
7.jpg
10.jpg
13.jpg
16.jpg
19.jpg
8.jpg
11.jpg
14.jpg
17.jpg
20.jpg
3.jpg
6.jpg
9.jpg
12.jpg
15.jpg
18.jpg

Crédito das imagens: Cilene Victor, 2024.

©2025 by Noosfera

bottom of page