Desde 2023
Montanhão – Intercâmbio de Saberes, Justiça Climática e Resiliência Comunitária
O projeto de extensão “Intercâmbio de Conhecimentos e Saberes para a Construção de Resiliência, Justiça Socioambiental e Adaptação à Emergência Climática” nasceu na disciplina de Extensão Universitária, em 2023, ministrada pela professora Cilene Victor, líder do HumanizaCom, no curso de Jornalismo, da Universidade Metodista de São Paulo. A escolha da comunidade foi da turma, que à época estava no quinto semestre e contava com três alunos moradores do Morntanhão - território com cerca de 100 mil habitantes e considerado um dos mais afetados pelas desigualdades socioambientais do município de São Bernardo do Campo.
Após a escolha pelo Montanhão, visitamos a comunidade e iniciamos o diálogo e o estreitamento da relação com a Tia Rosa, líder comunitária e parceira do projeto. Nos dois primeiros anos, 2023 e 2024, o projeto contava exclusivamente com alunos e alunas de Jornalismo e, em 2024, com a estagiária docente e mestranda Lilian Moreira, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PósCom), e membro do HumanizaCom.
Com ênfase no papel do jornalismo e da comunicação de riscos para o fortalecimento das comunidades e a construção de resiliência e apdatação aos desastres associados a extremos climáticos, as principais atividades de 2023 a 2024 foram: produção do minidocumentário Montanhão: território de luta e resiliência; aula pública ministrada no campus da Universidade Metodista pela Tia Rosa; oficina de Visagismo e Identidade Cultural, oferecida por Lilian Moreira; cobertura jornalística das festas e atividades organizadas pela comunidade; reuniões e visitas técnicas no Montanhão; criação de um portal e perfis digitais para difusão das atividades; apresentação dos resultados parciais do projeto em eventos acadêmicos, como no Intercom Sudeste 2023 e 2024, Congresso Metodista de Iniciação e Produção Científica e na Mostra de Extensão do Congresso Metodista, ambos em 2023 e 2024.
Neste terceiro ano e quinta fase (quinto semestre), o projeto foi expandido para outros cursos, alcançando uma abordagem interdisciplinar, com discentes de Comunicação e Marketing, Psicologia, Direito e Medicina Veterinária. Nesta edição, foram envolvidos mais nomes do HumanizaCom, que optaram pelo projeto para realização de seu estágio docente: Lilian Moreira, Renata Juliotti e Louis Edoa, além da colaboração da professora de Jornalismo, Filomena Salemme. Com isso, o projeto fortalece ainda mais o compromisso de unir extensão, ensino e pesquisa.
O Montanhão-UMESP segue com a sua proposta de fortalecer o protagonismo da comunidade para o enfrentamento das mudanças climáticas e de seus desdobramento, como o racismo ambiental, contribuindo assim para a construção de resiliência e adaptação climática. O projeto tem também como alvo o bem-estar e a saúde física e mental da população local, um dos temas mais subestimados no contexto da emergência climática.
O Montanhão-UMESP se afirma como um espaço de experimentação crítica, de construção coletiva de conhecimentos e saberes, onde a comunicação de riscos perpassa todas as ações e contribui para a compreensão do cuidado como resistência e transformação social. A cada novo ciclo, o projeto renova seu compromisso com a escuta ativa, o engajamento ético e a promoção da justiça climática a partir das vozes e saberes das periferias urbanas.
Registro de algumas atividades do projeto Montanhão, iniciado em 2023





















































.jpg)




Crédito das imagens: Maria Flaquer e Lucas Barbosa.