top of page

2021

Gird+10 – Gestão Integrada de Riscos e Desastres no Contexto Brasileiro

O projeto GIRD+10, coordenado pelo Instituto Siades, com participação da Universidade Federal do ABC (UFABC) e a Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), por meio do HumanizaCom, contou com a supervisão técnica da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), do Ministério do Desenvolvimento Regional (atual MIDR). O GIRD+10 foi desenvolvido no escopo do Projeto de Cooperação Técnica Internacional BRA/12/017 - Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil, firmado entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o MIDR.


Sob a coordenação e redação técnica da pesquisadora Samia Sulaiman (UFABC), o projeto teve como objetivo contribuir para o fortalecimento da cultura de prevenção e a ampliação das capacidades locais em gestão de riscos de desastres (GRD) no Brasil, dez anos após a promulgação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei nº 12.608/2012).
Voltado à capacitação de gestores públicos, lideranças comunitárias, educadores e agentes da defesa civil, o GIRD+10 resultou em conteúdos formativos impressos e digitais, como videoaulas, podcasts e animações, visando ampliar o alcance das estratégias de comunicação e educação para a resiliência. A líder do HumanizaCom, professora Cilene Victor, atuou como consultora técnica responsável pelo desenho teórico-conceitual da comunicação de riscos e dos recursos de media interventions, cujos fundamentos foram aplicados nos diversos produtos do projeto.


Do HumanizaCom, participaram também Gilvani Moletta e Roberto Chiachiri. O professor Chiachiri, diretor da Cátedra UNESCO-UMESP, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UMESP e à época membro do grupo de pesquisa, contribuiu para a análise semiótica dos produtos de comunicação. Já a atuação do mestrando Gilvani Moletta abrangeu todos os produtos comunicacionais, do GIRD+10, promovendo a adoção de formatos e linguagens capazes de alcançar grandes audiências, atento aos cuidados técnico e estético com as produções audiovisuais.


Fundamentado nos eixos da gestão de riscos de desastres - prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, o GIRD+10 buscou integrar ações institucionais, comunitárias e comunicacionais para transformar o risco em conhecimento compartilhado e ação coletiva. As intervenções midiáticas foram mobilizadas para engajar públicos diversos, favorecer a apropriação social da informação e reforçar a legitimidade das políticas públicas de prevenção.


Essa experiência prática, para a qual o HumanizaCom pôde dar sua contribuição, evidenciou o papel estratégico da comunicação e das intervenções midiáticas na construção de cidades e comunidades mais resilientes, especialmente em contextos marcados por vulnerabilidades estruturais, emergência climática e desastres recorrentes.

Exemplos das produções de comunicação, educação e media interventions do Gird+10

Foto 1.png
Foto 3.png
Foto 5.png
Foto 8.png
Foto 10.png
Foto 7.png
Foto 2.png
Foto 4.png
Foto 6.png
Foto 9.png
Foto 11.png
Caderno Gird.jpg

©2025 by Noosfera

bottom of page