Sobre o grupo
O grupo de pesquisa Jornalismo Humanitário e Media Interventions (HumanizaCom), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PósCom), da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), foi formado em 2018.
Credenciado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o HumanizaCom é uma das maiores referências nacionais e internacionais nos estudos e pesquisas amparadas nas estratégias, táticas, recursos, potencialidades e possibilidades sociais da comunicação, da mídia, do jornalismo e dos recursos de media interventions (intervenções midiáticas) para a compreensão e o enfrentamento de problemas que desafiam as sociedades em todo o mundo.
Com alicerce na grande área das Ciências Sociais Aplicadas e, mais especificamente ancorado nas Ciências da Comunicação, o HumanizaCom tem conectado os diversos saberes e campos do conhecimento para alcançar uma abordagem plural e transdisciplinar de riscos e ameaças interconectadas como guerras e conflitos, desastres, degradação ambiental e mudanças climáticas, instabilidade política, econômica, social e cultural, e seus desdobramentos, como migrações forçadas, insegurança alimentar e todas as formas de violação de direitos humanos e civis, com atenção especial às minorias.
Os estudos, pesquisas, projetos e soluções desenvolvidas no escopo do HumanizaCom têm sido guiadas pelos preceitos do humanitarismo, da paz positiva e dos fundamentos democráticos e humanitários da comunicação e do jornalismo, refutando a perpetuação de violações e as práticas de manipulação, de apagamento e de silenciamento de vozes historicamente marginalizadas.
O HumanizaCom está atento aos acontecimentos do mundo e busca, na conexão entre comunicação de riscos, jornalismo humanitário e de paz e media interventions, potencializar os estudos da comunicação e do jornalismo nas suas interfaces com a realidade local, do país, da região e do mundo.
Ao conectar a comunicação de riscos com o jornalismo humanitário e de paz e explorar os recursos de media interventions, o HumanizaCom tem alcançado uma abordagem singular, resultando em pistas e caminhos para a busca de proposições e soluções para os problemas investigados. Assim, desde a sua formação, o grupo tem atuado como proponente ou membro de projetos de pesquisa, extensão e de inovação em parceria com instituições nacionais e internacionais, sejam públicas, privadas ou da sociedade civil.
Os principais temas de interesse do HumanizaCom são: redução de riscos de desastres (RRD), com ênfase na comunicação de riscos de desastres (CRD), emergência climática, racismo e injustiça climática, meio ambiente e sustentabilidade, sofrimento humano e trauma, política e democracia, direito e luta por reconhecimento das minorias (mulheres, crianças, negros, indígenas, pessoas com deficiência, idosos, pessoas em situação de refúgio), territórios de vulnerabilidade socioambiental, mídia e islamofobia, religião e temas emergentes, governança nacional e internacional, guerras e conflitos, refúgio e deslocamentos forçados, inteligência artificial, mídias sociais e direitos humanos e civis.
Todas as temáticas de interesse do HumanizaCom são investigadas sob os fundamentos teórico-conceituais e práticos da comunicação e do jornalismo e, mais especialmente, nos preceitos da comunicação de riscos, do jornalismo humanitário e de paz e dos recursos de media interventions.
Este site reúne as principais informações sobre o HumanizaCom, coordenado pela Profa. Dra. Cilene Victor e formado por pesquisadoras e pesquisadores de iniciação científica, mestrado e doutorado, na sua maioria dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social, Ciências da Religião, ambos da Universidade Metodista de São Paulo.




